DM web rádio


quarta-feira, 24 de março de 2021

Vacinação: Pacientes que fazem hemodiálise pedem inclusão no grupo prioritário da prefeitura de Petrolina

 


Após a inclusão dos garis no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Petrolina (PE), um grupo de pacientes renais crônicos em hemodiálise cobram da prefeitura um posicionamento quanto à inclusão deles também, uma vez que o município vizinho, Juazeiro (BA), já antecipou o grupo por lá.

Segundo eles, este público se dirige mais de três vezes por semana para a clínica com o objetivo de fazer o tratamento e todos os servidores já foram imunizados, todavia o público-alvo ainda não. “Esta situação não pode acontecer em detrimento a outros grupos. É inadmissível“, declarou o representante do grupo, Sebastião Amorim.

O Blog entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que afirmou entender que diversos grupos são prioridades e está trabalhando para acelerar o plano de vacinação, visando a garantir a imunização da população. “Os pacientes que fazem hemodiálise entram no grupo de comorbidades, que já será o próximo, após a finalização dos idosos. Vale ressaltar que tudo acontece de acordo com a chegada de novas vacinas“, respondeu.

Serão vacinados cerca de 100 garis nesta quinta-feira (25), em um ponto de atendimento destinado apenas para esse público. A decisão de incluir esses profissionais nos grupos prioritários levou em consideração a essencialidade da profissão, que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, eles têm um nível de exposição de risco mais alto, segundo a SMS.

Most Popular