NOTA DE  REPÚDIO 

Nós da ONG EBBA (Em Busca do Bem Animal) vimos, por meio desta, destacar o nosso profundo repúdio ao ato criminoso ocorrido com um animal no bairro São Vicente. O gato foi esfaqueado no pescoço e teve suas patas dianteiras arrancadas. Embora esse caso tenha chamado a atenção de todos, é do nosso conhecimento que outros casos de mortes de animais são frequentes nesse bairro, geralmente vítimas de envenenamento.
Desde dezembro de 2018, a lei 9.605/1998 ampliou a pena para o crime de maus-tratos a animais. Hoje, a lei prevê a pena de 1 a 4 anos de detenção para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, ainda que por negligência.
Na oportunidade, destacamos a importância da população no combate a esses crimes. Pedimos que os itiubenses denunciem ao tomarem conhecimento de qualquer ato criminoso contra os animais. Mais ainda, pedimos as autoridades competentes que nos ajudem nessa importante missão de cuidar da vida animal e de punir os criminosos, até hoje acobertados pela impunidade.

Atenciosamente
Presidente da ONG EBBA